Bioshock Infinite é o jogo mais caro já produzido
"E as pessoas perguntam por que esta indústria é instável...
Desenvolvedores, como a Rockstar, tem se vangloriado do passado dos jogos que lucram mais do que filmes em bilheteria, então por que não financiar jogos como Hollywood faz? A 2K Games está fazendo exatamente isso, apostando quase $ 200 milhões de dólares no jogo BioShock Infinite, isso segundo o The New York Times citando alguns analistas sem nome. Não, desde Grand Theft Auto IV - onde foram usados $ 100 milhões pra sua produção por proprietários da 2K, alegadamente tanto dinheiro não foi usado novamente para financiar um projeto.
Cerca destes $ 100 milhões foram gastos na produção de Infinite e, já os outros $ 100 de dólares serão gastos em marketing. Você se lembra de quando estávamos todos chocados quando Gears of War havia custado $ 10 milhões? Enquanto os orçamentos dos jogos subiram, BioShock Infinite está subindo para o topo da lista da maioria das produções caras. O game Shenmue (que custou $ 94 milhões em valores atualizados) diz oi!
Destructoid divulgou recentemente que Ken Levine decidiu cortar o filme BioShock quando a Universal recusou seu orçamento de $ 200 milhões de dólares. Gostaria de saber onde esse número ridiculamente alto, geralmente reservado apenas para continuações de grandes franquias de filmes (Harry Potter, Transformers), veio. Bem, pode ter vindo do orçamento de BioShock Infinite. Difícil é voltar a uns míseros $ 80 mil dólares, certo pessoal!?
A revisão exclusiva, as generosas ofertas de pré-compra, e a campanha de marketing massiva em torno deste jogo, tudo começa a fazer sentido: a 2K não quer correr nenhum risco depois de ter investido tanto dinheiro neste empreendimento arriscado. Mesmo com um valor acima de 90 pontuado no Metacritic impulsionando o anúncio, pode não ser forte o suficiente para fazer este pássaro voar. Espero que sim, pois a caixa de diálogo resultante entre editores pode levar a jogos menos ambiciosos no futuro."
Todos sabemos que a cada ano a indústria de jogos está faturando cada vez mais, isso porque os jogos estão sendo adequados as diferentes plataformas (PC, PS3, XBOX, Wii), logicamente o custo com as grandes produções aumenta de acordo com investimento que sua produtora faz, isso não quer dizer que um jogo caro vai ser um bom jogo, nem mesmo pode afirmar que o jogo vai ser ruim. O grande vilão na realidade é se o jogo não estiver dentro das expectativas dos jogadores, podendo assim se transformar em uma declaração de falência de uma produtora, como vimos com a THQ, então o importante não é o valor investido e sim se o conteúdo que o jogo vai trazer corresponde com a espera de seus jogadores, se a empresa vai investir alto em um projeto é isso que ela não pode se esquecer.
0 comentários: