Reflexões sobre as atitudes dos Brasileiros nos jogos

10:02 Unknown 0 Comments


Olá pessoal, a muito tempo não posto nada no conteúdo off do MMOFIRE e por isso resolvi escrever esse artigo lembrando de um fato que aconteceu hoje. Todos os dias eu entro nos veículos de informações internacionais de jogos para saber novidades, assuntos referentes ao mundo dos jogos e claro para ter acesso prioritário sobre os lançamentos de jogos online. Hoje o Curse.com, estava oferecendo acesso antecipado aos seus usuários no MOBA Infinite Crisis e todos que me conhecem sabem do meu vício sobre este tipo de jogo, por isso fiquei muito animado em poder jogar o game... mas quando fui reclamar minha chave tinha muitos países, contudo, o que mais importava para mim que é o "Brazil" não estava lá (não foi surpresa, claro!). Isso levou aquela velha questão, será uma causa determinada pela política da empresa ou simplesmente por causa das atitudes de brasileiros nos jogos? Veremos!


A muito tempo somos ridicularizados por outros povos por causa de atitudes de jogadores brasileiros despreparados, alguns agem de forma estúpida querendo ser "trolls" quando estão jogando jogos online, outros já não tem noção nenhuma do jogo que está sendo jogado e como o brasileiro é interdependente demais para aprender, acaba sendo uma criança querendo saber jogar (claro que ninguém nasce sabendo) e isso as vezes incomoda outros jogadores. Com o passar dos anos nossa imagem ficou manchada perante a comunidade internacional de jogadores e isso acabou virando um tabu para superarmos.

Na realidade a culpa disso está acima das atitudes destes jogadores, devemos levar em conta que no Brasil demorou muito para nossos líderes políticos pensarem na palavra "inclusão digital", nossa cultura multiétnica que valoriza os regionalismos também faz uma certa diferença nas práticas abusivas de brasileiros, além de que nós temos aquele velho costume "se ele não consegue fazer, por que eu tenho que fazer?". Leitores, não pensem besteiras, tudo tem exceção e nessa relação também não é diferente, eu digo isso não apenas como um carrasco de brasileiros até porque eu gosto de jogar com os brasileiros, mas também não tenho nada contra gringos em geral exceto argentinos.


Na temporada atual estamos caminhando para uma melhora expressiva da leva de novos jogadores, vejo isso na minha própria família, minha irmã já é uma jogadora de jogos online (RTS e MMORPG) e tem uma excelente educação. Na minha época eramos mais largados, despreocupados com a nossa reputação nas comunidades internacionais, isso levou ao naufrágio da reputação brasileira sendo que essa cicatriz está se estendendo por muito tempo, espero veementemente que ela cicatrize.

Não basta apenas apontarmos os erros dos outros, devemos analisar nossas próprias atitudes passadas e presentes para podermos mudar o futuro dos jogadores brasileiros que ainda vão sofrer essa discriminação (quase bullying digital), temos várias demonstrações de qualidades brasileiras nos jogos com E-Sport crescendo no país, times como paiN Gaming, VTiGaming, Insight e-Sports, RMA e-Sports tem demostrado nossa garra e força para comunidade internacional, são exemplos assim de profissionalismo que devemos seguir para futuramente obtermos respeito, espero um dia vermos o Brasil batendo de frente com a Coreia do Sul na maioria dos jogos, aí sim os gringos não terão mais do que falar dos brasileiros e quem sabe coisas simples como separação por região, servers exclusivos excluídos para brasileiros e a exclusão do Brasil em pauta para testes de jogos não aconteçam mais, vamos esperar para ver... o futuro chega rápido!

You Might Also Like

0 comentários: